Foto: arquivo do autor |
Ao que parece, certos educadores pierrelevyanos consideram o professor tradicional um silvícola da cibercultura. Essa cultura contemporânea, segundo o filósofo da informação Pierre Lévy, é caracterizada pela total presença das tecnologias digitais. Algumas dessas tecnologias estão relacionadas diretamente à Educação a Distância.
Os educadores que abraçam o pensamento de Lévy com devoção ingênua pregam suas opiniões dando a entender que o professor tradicional precisa ser catequizado para uma espécie de religião dos que crêem na EAD acima do bem e do mal. Geralmente, esses teóricos da educação se esquecem de mencionar o primarismo dos ambientes virtuais de aprendizagem. Um AVA ainda não oferece ao professor recursos de fato inovadores.
O que um ciberprofessor faz em videoconferências, salas de chat, fóruns e espaços para guardar arquivos também pode ser feito em uma escola real. E por um professor tradicional que sabe aplicar didáticas inteligentes em aulas presenciais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário