Foto editada: Revista Automotor |
Três educadores da USP propõem uma forma de avaliação válida e coerente para o desenvolvimento do ensino online.* Defendem um processo avaliativo em movimento, que deve ocorrer ao longo das experiências de aprendizagem.
Não existiria,segundo trio, a necessidade de separar os momentos de aprendizagem dos momentos de avaliação. E, com um fluxo contínuo de informações, os professores poderiam atuar no ajuste e na reconfiguração do programa de um curso ou reconduzi-lo aos objetivos planejados.
Confesso que a ideia de trocar os pneus com o carro andando me incomoda, muito embora Vani Kenski, Gerson Pastre e Adriana Clementino saibam o que estão dizendo. Mas prefiro pensar no processo de aprendizagem com um grand prix e na avaliação como um pit-stop.
A EAD assim me parece ser menos acidentada.
* KENSKI, Vani M.; OLIVEIRA, Gerson P.; CLEMENTINO, Adriana. Avaliação em movimento: estratégias formativas em cursos online. In: SILVA, Marco; SANTOS, Edméa (Orgs.). Avaliação da aprendizagem em educação online. São Paulo: Loyola, 2006. p. 79-108.
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