PERFIL DO AUTOR

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Trabalho na Escola Nacional de Seguros, sou graduado em Letras, pós-graduado em Educação a Distância, em Ciências Ambientais e mestre em Literatura Brasileira.

COMENTARISTAS

domingo, 10 de outubro de 2010

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

Foto (manipulada): Microsoft
      
Especialistas dizem que a Filosofia, a Psicologia,a Sociologia, a Antropologia e a História fundamentam a Educação e, por conseguinte, a Educação a Distância. Gosto de pensar nesses fundamentos como ferramentas, um kit de chave de fendas, por exemplo, cada qual com o seu tamanho e a sua finalidade.

O problema é que, pensando-se em ensino médio e fundamental no Brasil, na maioria das vezes as ferramentas disponíveis, quando estão disponíveis, ficam jogadas no canto, sem uso. Mesmo com os fundamentos que aprendem na licenciatura, muitos de nossos professores parecem que incorporam as teorias da Educação a partir da experiência do dia a dia, e não a partir de um saber adquirido em estudo e pesquisa.

As razões do despreparo dos professores são conhecidas. Basicamente, são seus baixos salários e a falta de tempo devido à carga de trabalho excessiva. Isso, entre outros fatores, impede que os professores frequentem aulas e comprem livros com a regularidade desejada. Além disso, criou-se um hábito lamentável: carente de recursos, diversos professores se orgulham de construir suas próprias conclusões, que às vezes até, equivocadamente, desdizem as teorias consagradas na Educação. Valoriza-se o aprendizado na prática, menospreza-se o saber teórico.

Quanto ao ensino superior, quem já teve a experiência de treinar estagiários, sabe o tamanho do abismo que há entre aquilo que eles aprendem na faculdade e aquilo que se pratica de fato na profissão. Normalmente, ou esses alunos possuem conhecimentos ultrapassados, ou trazem conceitos avançados, muito à frente do que o mercado de trabalho se dispõe a desenvolver.

O surgimento da Educação a Distância é de grande importância para os ajustes dos conteúdos educacionais e para a coadunação da teoria com a prática de ensino e aprendizagem. As tais ferramentas da educação podem ter afinal alguma utilidade no momento em que a Educação a Distância ainda experimenta alguns de seus processos e fixa outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário